domingo, 9 de dezembro de 2012

Porque é que as pessoas podem ter um olho de cada cor ou duas cores no mesmo olho?


Gato com heterocromia
Isto acontece devido a uma anomalia genética que se designa de Heterocromia ou heterocromia ocular na qual um indivíduo apresenta um olho de cada cor ou duas cores no mesmo olho.
Esta anomalia é rara na raça humana, mas dominante, sendo mais observada em cães, gatos e cavalos.
A cor que cada individuo apresenta nos olhos deve-se a uma interação génica entre o gene EYCL3, contido no cromossoma 15, responsável pela quantidade de melanina (muita melanina gera cor castanha e pouco melanina gera cor azul) e o gene EYCL1 responsável pela quantidade de pigmentos de gordura depositados e isto refere-se às nuances de azul ou verde.
Daniela Ruah-atriz
O que acontece com as pessoas que têm heterocromia, tendo um olho de cada cor, é que a quantidade de melanina depositada é diferente de um olho para o outro. No caso das pessoas que têm no mesmo olho duas cores a anomalia faz com que seja depositada diferentes quantidades de gordura no mesmo olho.
Esta doença é benigna quando congénita, ou seja, de nascença. Mas pode aparecer como consequência de outras doenças ou de ferimentos.

http://hypescience.com/heterocromia-a-beleza-dos-olhos-multicoloridos/


http://www.infoescola.com/genetica/heterocromia/

12 comentários:

  1. O facto das pessoas poderem ter olhos com cores diferentes era algo que me intrigava há já algum tempo, mas ainda não tinha tido o "empurrão" para me ir informar acerca do assunto. A primeira pessoa que vi com olhos com cores diferentes foi a atriz Daniela Ruah mas na altura nem pensei que aquilo poderia ser alguma anomalia.
    Quando surgiu a oportunidade de criar um blog lembrei-me que poderia investigar sobre um assunto que eu própria gostaria de ver esclarecido. Então comecei a investigar sobre esta doença, a heterocromia, e a ficar cada vez mais interessada.
    a verdade é que esta doença não tem mal nenhum quando é congénita. O problema é quando é algo adquirido pois aí pode dever-se a derrames ou lesões oculares que podem aumentar ou diminuir a quantidade de melanina presente na retina.
    A heterocromia NÃO PROVOCA PROBLEMAS, apenas pode ser consequência de algo mau para o indivíduo.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha falado sobre esta anomalia com esta minha colega, assim que eu disse que tinha uma amiga que tinha os olhos com duas cores, ela disse logo que era heterocromia e aí eu tambem fui pesquisar sobre isso e averiguei que a minha amiga tem heterocromia parcial pois tem duas cores em cada um dos olhos. Na minha pesquisa descobri um sindrome que provocava esta anomalia como a Beatriz referiu no seu comentário " A heterocromia NÃO PROVOCA PROBLEMAS, apenas pode ser consequência de algo mau para o indivíduo.".
    -Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Sara. Só para esclarecer a heterocromia parcial é quando existe duas cores no mesmo olho e a heterocromia completa quando os olhos são de cores diferentes. Eu acho realmente muito interessante esta anomalia.

      Eliminar
    2. Beatriz, foi o que eu disse. A minha amiga tem parcial porque tem duas cores em cada um dos olhos, castanho e azul num olho e igual no outro.
      -Sara

      Eliminar
  3. Não fazia a mínima ideia que o facto de uma pessoa ou animal ter os 2 olhos de cores diferentes fosse devido às diferentes quantidades de melanina depositadas.
    Por acaso já me tinha questionado acerca da razão pela qual o meu gato tinha 2 olhos, precisamente da mesma cor que os olhos deste gato que está aqui no post, e por acaso também possuia o pêlo da mesma cor, será que esta doença também tem alguma influência na cor do pêlo?
    -Elisabete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Elisabete isso realmente não sei esclarecer-te uma vez que já pesquisei mas não encontrei nenhuma referência a esse caso. Os gatos são dos animais em que se pode verificar melhor a heterocromia. Também se pode ver em cavalos e outros animais como já tinha referido.

      Eliminar
  4. Adorei este post! Sempre achei curioso o porquê dos animais terem um cor num olho e outra cor noutro. E também um dia reparei nos olhos da Daniela Ruah, e fiquei curiosa, mas nunca decidi procurar o porquê, uma vez que no caso dela, achava que teria sido um acidente ou assim que tenha provocado aquilo (e talvez até tenha sido) mas nunca dei muita importência porque nao se notavam mesmo as cores diferentes, como se nota no caso do gato. E com este post não só fiquei esclarecida sobre a heterocromia, como também fiquei esclarecida sobre a cor dos nossos olhos, ou seja, o porquê dos por exemplo diferentes tons de castanho, ou de algumas pessoas terem a cor dos olhos amarela e azul, mas agora percebo que é devido a esses genes e à quantidade de melanina e à quantidade de pigmentos de gordura, e que a cor dos nossos olhos resulta de uma interação génica. Mais uma vez gostei muito, Beatriz !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. É isso mesmo Mariana. Se a cor dos olhos estivesse ligada somente a um gene as pessoas que tivessem olhos castanhos seria todo do mesmo castanho e as pessoas de olhos azuis seria todo do mesmo azul. E nós sabemos que isso não acontece. Existe vários tipos de castanhos e azuis e ao que parece os olhos verdes até são uma mutação. A natureza é muito mais complexa do que imaginamos!!!

      Eliminar
  5. Que fantástico! Já tinha ouvido falar de pessoas com olhos de cores diferentes (em si e entre si), mas de facto nunca tinha conhecido niguém assim e acho que nunca tive curiosidade suficiente para procurar o porquê! Acho fantástico que isto aconteça e que seja tudo resultado de uma epistasia. De facto faz todo o sentido! O facto de haver genes que controlam a quantidade de melanina e outros que controlam a quantidade de pigmentos e que juntos definam a cor dos olhos. Uma pequena diferença nestas quantidades de melanina e de pigmentos de gordura vai levar a que a cor final seja diferente de indivíduo para indivíduo. Tens razão quando dizes que não há duas pessoas com olhos iguais, é como uma impressão digital só que em vez de serem os dígitos, são os olhos! Daí usarem muito a identificação dos olhos como uma medida de segurança para cofres ou coisas parecidas! E afinal, não é mesmo tão simples como C-castanho e c-azul! Mais impressionante ainda é que os dois olhos tenham cores diferentes entre si ou que um olho tem duas cores diferentes. É um fenómeno curioso que estas distribuições de melanina e de pigmentos possa ser assimétrica. Gostei imenso deste post e acho que se encaixa bastante na matéria que demos nas aulas! Muitos Parabéns Beatriz!

    ResponderEliminar
  6. Gostei do post Beatriz, muito adequado e esclarecedor de problemáticas levantadas na aula. No entanto, acho que poderias ter feito uma análise mais rica deste assunto, assim como esclarecer a situação dos olhos verdes. Fica o reto. ;) Então e o EYCL1 também se encontra no cromossoma 15? Não se limitem a fazer um simples "copy-paste".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professora, eu não fiz Copy past!!! Em todos os sites sobre heterocromia diz sempre os mesmos pelas mesmas palavras pelo que eles sim fazem copy-paste :). Mas fica aqui então esclarecido que o gene EYCL1 está localizado no cromossoma 19. Obrigada pelo comentário :D

      Eliminar